terça-feira, 23 de fevereiro de 2010

Mahashivaratri+Kumbhmela

Tudo isso aconteceu há uns dez dias, mas só deu pra postar agora, que tenho meu maridinho amado comigo novamente.

A vibe aqui está forte. Estamos no meio mo mahashivaratri, festividade em homenagem a Shiva, deus da destruição para o renascimento, da transformação. Essa já é uma época bem movimentada por aqui já que shiva é dos deuses mais venerados pelos induístas. Ainda se fosse festival de Krishna, deus do amor, a onda estaria mais mansa. Mas deus da transformação pensem só...

Acontece que justo esse ano está tendo também o kumbamela que é um dos momentos de maior aglomeração humana do mundo. Também em louvor a Shiva.Tem sadu pra tudo o que é lado, nas ruas, nos bancos, nas calçadas.Os sadus veneram shiva. Eles usam tangas como vestimenta, tem sempre um cajado na mão, um cabelo que une com a barba e as vezes um pano laranja pra se cobrir. Não se locomovem de nenhuma outra forma que não seja a pé e só se alimentam com o que é doado ou comprado com doação.Dizem que passam cinzas de pessoas mortas no corpo, mas isso ainda não consegui constatar pessoalmente, pois meu diálogo com eles ainda não saiu do “hari om!” “namastê”. Todo santo dia a gente passa pela rua mais lotada de sadus e todos vão nos falando hari om e namastê. E o tanto que eles dão de risada da gente... Visualizem a cena: eu que estou mais magra que um palito, sozinha empurrando o carrinho com o Miguel e carregando Benjamim no sling.Pra eles carrinho de criança é coisa de outro mundo. E eles acham o máximo porque eu tropeço, a roda do carrinho entala nas pedras do caminho... E não têm problema nenhum em ficar olhando e rindo. Não fazem isso disfarçados, acho até bacana. O indiano no geral, se acha engraçado dá risada. Não importa se é do seu cabelo, da sua roupa ou da maneira com que vc carrega os filhos. Eles simplesmente riem...

Agora, o que eu acho chato é que ninguém vem dar uma mãozinha.Putisgrila,ninguém! Aí eu já acho uma falta de solidariedade humana para com a irmã. Mas beleza...coisas da Índia.

PS: Tenho fotos incríveis das cenas descritas mas a internet aqui é daquelas...assim que conseguir uma conexão mais rápida eu posto.

2 comentários:

Fernanda Mouco disse...

Queria TANTO ver isso tudo de perto!!! =)

LILITH disse...

ai má que loucura! enquanto que por aqui o povo acha estranhíssimo carregar bb no sling, por aí, usar carrinho é que é bizarro!
cada lugar tem suas peculiaridades, né?!
bjin
da familinha